Nos últimos tempos, as mudanças nos hábitos das pessoas têm aumentado muito. Passamos mais tempo fora de casa e, com a rotina atribulada, inúmeras coisas corriqueiras passam batidas. Nesse cenário de transformações, a publicidade também sofreu impactos, já que antigas estratégias não entregam a mesma eficiência de antes.
É aí que entram tecnologias valiosas, como a mídia DOOH. Diante de um público disperso, que tende a dar atenção somente ao que lhe interessa de verdade, e do crescimento do marketing digital na pandemia, continuar aplicando o modelo de publicidade invasiva não basta. Existe uma necessidade de inovar, usando ferramentas modernas.
Dinamismo e flexibilidade para conquistar nichos específicos do mercado, fugindo da associação da marca à poluição visual da qual já estamos cansados, são os principais benefícios de investir em mídia DOOH. Continue conosco no post e saiba tudo a respeito desse conceito, entendendo por que vale a pena considerá-lo na sua empresa!
Mesmo que você ainda não entenda a fundo sobre o assunto, certamente já bateu os olhos em alguma campanha de mídia DOOH. Em inglês, a sigla quer dizer Digital Out Of Home, deixando clara a intenção de atuar em espaços públicos frequentados por uma alta quantidade de pessoas todos os dias.
Esse tipo de metodologia funciona usando monitores de tecnologia elevada, sempre colocados em locais estratégicos, fruto de um planejamento prévio. O intuito é fazer com que o público tenha acesso direto ao conteúdo, identificando uma necessidade de consumo, assimilando informações ou apenas aproveitando a mídia DOOH como entretenimento.
Entre os lugares que mais costumam ser pontos de inserções de campanhas DOOH, temos:
Tomando um aeroporto como demonstração: enquanto espera a chegada do horário de abertura do seu portão de embarque, você pode ter uma série de pequenos incômodos. Sede, fome, cansaço, frio, calor… No entanto, talvez não tenha tomado a decisão de resolvê-los simplesmente porque aguardar a passagem do tempo parece mais cômodo.
E se, ao olhar para uma das diversas telas presentes no local, você der de cara com o anúncio de uma água gelada, quando sente sede? Ou com o cardápio de uma lancheria quando está faminto?
É nesse tipo de abordagem que reside o poder das mídias DOOH, conceito que também se aplica a diferentes tipos de campanha. Na mesma tela no aeroporto, uma marca poderia investir na propagação de informações relevantes sem a promoção específica de um produto, buscando sobretudo fortalecer sua autoridade e reputação perante o público.
A inteligência e a eficiência são as grandes características das mídias DOOH. Vantagens, aliás, que resultam no alcance de vários outros benefícios para quem investe nesse modelo de campanha e busca a melhora da estratégia de marketing.
Conforme ressaltamos no começo do post, meios tradicionais de publicidade vêm caindo em constante desuso, pois o público está cansado de interrupções constantes em sua experiência. Enquanto assiste à TV ou ouve rádio, essa situação fica clara: basta trocar de emissora ou simplesmente desligar o aparelho.
Propagandas veiculadas em meios de massa, como ambos acima, de fato atingem uma quantidade bem alta de pessoas. Mas será que os resultados na prática mostram o mesmo índice elevado? Já as campanhas DOOH têm foco na assertividade, sem jamais usar a agressividade para ganhar espaço entre o público.
Para esclarecer os benefícios desse estilo de estratégia, trazemos uma lista dos principais:
Voltando ao exemplo da tela no saguão do aeroporto: se ela compartilha um conteúdo de valor para as pessoas sem interromper nenhuma experiência delas, não causa estresse ou poluição visual, verdade? De quebra, tende a ser muito mais bem recebida pelos viajantes do que uma entrega em massa de panfletos que pegamos só por educação.
Ao dar uma olhada nos principais diferenciais das campanhas Digital Out Of Home, que mencionamos acima, você deve ter notado semelhanças com formatos tradicionais, como banners ou outdoors. Na verdade, a única coisa em que os dois modelos se parecem é o objetivo; de resto, nada.
Mídias DOOH permitem que o conteúdo veiculado consiga impactar todas as pessoas atingidas. É uma segmentação do material para garantir o maior nível de assertividade possível, chegando a inúmeros estilos de público.
Ao contrário dos anúncios considerados ”estáticos”, como banners e outdoors, campanhas DOOH podem facilmente receber atualizações frequentes e em tempo real. Assim, a mensagem correta é mostrada para as pessoas certas, o que inclui horário e ambiente apropriados, por exemplo.
Esse modelo de conteúdo funciona, portanto, com base no estudo do público que frequenta determinados espaços. No entanto, é capaz de mostrar o andamento dos resultados de maneira instantânea, oportunizando a otimização de diversos aspectos do projeto.
Considerando a relação entre o marketing e a pandemia de Covid-19, que transformou basicamente todas as rotinas corporativas, é fundamental saber como criar uma campanha DOOH. Trata-se, na verdade, de uma maneira de fugir do lugar-comum e pular na frente da concorrência a partir de metodologias eficazes no alcance do público.
O passo inicial consiste em delimitar locais estratégicos para realizar os anúncios. Em seguida, então, o planejamento fica separado em duas partes: uma voltada à produção de conteúdo e a outra com foco na instalação dos painéis, telas ou monitores — como queira chamar.
Para a tarefa de colocação dos equipamentos nos ambientes selecionados, é essencial procurar por uma agência especializada em DOOH. Marcas acostumadas ao serviço oferecem aparelhos próprios, facilitando a análise do gerenciamento e a mensuração da campanha.
A parcela teórica da execução de uma campanha Digital Out Of Home é mais simples do que a que engloba a elaboração do material a ser veiculado nela. Por isso, explicamos a fundo essa questão na sequência do post. Confira.
Sem conhecimento sobre todo o contexto da campanha, fica difícil ser eficiente. É justamente por conta desse motivo que a primeira etapa deve incluir a compreensão do cenário sob uma perspectiva ampla.
Tudo o que se absorve nos passos iniciais impacta de alguma forma as decisões futuras, e são essas decisões que distinguem o sucesso do fracasso na realização da campanha de mídia DOOH.
O principal especialista a nível global no assunto, Keith Kelsen, autor do livro ”Unleashing the Power of Digital Signage: Content Strategies for the 5th Screen”, lista 10 dicas básicas, mas consideradas vitais por ele próprio:
O tipo de rede, mencionado no passo número 1, pode ser um ponto de espera (ônibus, metrôs, academias, elevadores etc.), um ponto de trânsito (terminais rodoviários, pontos de ônibus, aeroportos e outros) ou um ponto de vendas (sobretudo o comércio em geral, com destaque para supermercados e afins).
Mesmo que diversas marcas façam o máximo esforço para entregar conteúdos nos três modelos de rede, o mais importante está na conformidade entre a mensagem e o público dessas redes. Daí se retorna à relevância de estudar o ambiente e as pessoas que o frequentam, desenvolvendo materiais de valor para elas.
Uma campanha pode ser excelente, entregando riqueza de conteúdos, mas se for veiculada para o nicho equivocado, pouco efeito terá. Aqui reside o grande segredo da criação de uma metodologia qualificada de mídia DOOH.
Como saber qual tipo de conteúdo produzir de acordo com os gostos de quem mais deve conferi-lo? Nas etapas de criação, é fundamental que a equipe responsável realmente se coloque no lugar de um receptor da mensagem, identificando a capacidade de penetração que o material tem.
Não existem restrições de público, afinal de contas, um espaço frequentado majoritariamente por estudantes jovens, como o saguão de uma universidade, também faz parte da rotina diária de professores, empregados e outros perfis.
O ponto primordial consiste em entender o público predominante e tentar atingi-lo, assumindo a premissa de que, se a intenção é agradar a todos, o mais provável é não agradar a ninguém.
Certamente, um material desenvolvido para pessoas de até 25 anos será visto, em menos escala, por adultos acima dos 50 anos, por exemplo. Mas lembre-se, nesse caso, que o foco está nos jovens.
Por fim, a mensuração cumpre um papel vital. Novos questionamentos sobre a estratégia precisam surgir com frequência, e as respostas a eles servem para que a campanha sofra alterações conforme necessário. Na mídia DOOH, mudanças integram o DNA, ou seja, colocá-las em prática é parte natural da metodologia.
Gerando atenção e relevância, as telas estão muito presentes na vida das pessoas. O impacto de conteúdos veiculados nessas plataformas é, portanto, proporcional ao impacto das telas no cotidiano das sociedades modernas.
Em um cenário no qual o tempo ganha cada vez mais relevância por conta da própria escassez, campanhas DOOH têm um grande potencial de preencher lacunas de espera, por exemplo, com informações de valor.
Enquanto o elevador opera para levar alguém do térreo ao piso mais alto de um edifício, uma mídia desse formato pode deixá-lo por dentro das principais notícias do dia. Desde a oscilação do dólar até os resultados dos jogos de futebol da noite anterior, passando até mesmo por ofertas de produtos vendidos no prédio, tudo é informação e agrega valor.
Em especial, porque o cenário global indica uma curva ascendente do formato DOOH para os próximos anos. Ou seja, marcar presença com conteúdos Digital Out Of Home significa também estar alinhado a uma das grandes tendências do mercado moderno.
Investir nesse formato de campanha é ganhar corpo frente a concorrência, reforçando a credibilidade da marca e aumentando a chance de encontrar o cliente durante um momento-chave para a decisão de compra dele.
Não é à toa que algumas das maiores multinacionais do planeta já investem em mídias DOOH há bastante tempo. Entre elas:
Outras marcas gigantescas, como P&G, Unilever, Nike, Apple, Visa e McDonald’s, também já realizaram investimentos em campanhas DOOH. E não é de hoje, conforme observamos nos exemplos acima.
Existem cada vez mais ferramentas modernas para mensurar o índice de engajamento das pessoas com mídias DOOH. O aumento do número de métricas, em geral usando Wi-Fi e câmeras, dá uma maior confiança para que o público perceba os resultados reais das campanhas.
Os acessos têm acontecido diretamente nas plataformas de veiculação da estratégia, aliás. Há diversos dados, desde relacionados a gênero, como a quantidade de visualizações dos materiais, até informações de classes sociais e perfil geral do público. Isso sem falar no horário em que se percebe o maior impacto do conteúdo, além do local.
Esses avanços estão permitindo o crescimento do universo DOOH, já que se anuncia em mais telas e, consequentemente, a audiência também sobe.
O texto é taxativo: investir em mídias DOOH tem significado sucesso. E o melhor: esse modelo de conteúdo ainda não foi totalmente explorado, evidenciando um potencial de melhora incrível, capaz de resultar em frutos ainda superiores no futuro. É o novo caminho da publicidade: assertividade alta para tirar o máximo de cada centavo investido.
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