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Aprenda como definir o orçamento de marketing para o próximo ano

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Profissionais da área de publicidade ou que trabalham com o desenvolvimento de estratégias digitais dentro da empresa precisam de planejamento incessante. Parar no tempo não é uma opção, considerando o surgimento de tendências e as movimentações do mercado.

Portanto, definir com propriedade o orçamento de marketing para o próximo ano significa maior tendência de alcançar os resultados esperados pela companhia nesse ramo. É necessário estabelecer metas concretas, sempre alinhadas às exigências e às peculiaridades corporativas, para a execução render frutos a curto, médio e longo prazo.

Caso você se interesse pelo tema, está no lugar certo. Neste artigo, abordamos diversas questões relacionadas ao orçamento de marketing digital, listando o que não deve ser deixado de lado, mas sem esquecer das variáveis. Quer ficar por dentro? Então continue a leitura até o fim!

Principais custos de marketing

Enfatizar a obrigatoriedade de levar em consideração os mínimos detalhes antes de planejar qualquer orçamento é chover no molhado, principalmente se estamos conversando com um gestor.

No universo do marketing digital, essa máxima não se modifica. Cada investimento em uma campanha exige a devida atenção, com planejamento individual. Nesse sentido, trazemos a seguir os principais gastos em estratégias de marketing. Veja!

Contratação de agências terceirizadas

Evidentemente, tudo varia segundo as características específicas de cada empresa. As maiores talvez consigam formar um departamento capaz de dar conta de campanhas maciças sozinho.

Por outro lado, não há problema se sua equipe de marketing não tem tamanho suficiente para isso. Portanto, a contratação de organizações terceirizadas com o objetivo de personalizar campanhas é um custo comum no ambiente corporativo.

Anúncios digitais

Não dá mais para minimizar a relevância e o impacto do universo online nos resultados financeiros. E isso definitivamente não é de hoje. Sendo assim, investimentos em anúncios na internet já fazem parte dos principais gastos de marketing.

A promoção de publicações de postagens do blog da empresa, conteúdos de redes sociais, e-commerces e landing pages costuma apresentar eficácia. Esse montante se justifica porque auxilia no ganho de visibilidade e na conquista de leads, sobretudo. Lembre-se: quanto maior o investimento no material, maior a tendência de retorno.

Licenças de software

Toda ferramenta que chega com potencial de agregar não pode ser descartada. É aí que fica evidente, por exemplo, a importância de diferentes tipos de softwares na área do marketing.

Por mais que o setor desenvolva projetos mais estratégicos, softwares são opções interessantes para qualificar os conteúdos. Desse modo, vale a pena cogitar um investimento neles, levando em conta a utilidade na otimização de imagens, na confecção de textos e na automação das campanhas.

Impressões

Até agora, nos ativemos em maior parte ao âmbito virtual do marketing. Entretanto, materiais impressos ainda têm serventia e, portanto, não devem ser descartados. Cartazes, catálogos e folders oferecem utilidades válidas para diferentes situações.

Contudo, analisando recortes temporais maiores, como um semestre ou um ano inteiro, os custos com esse tipo de instrumento se tornam altos, sobretudo considerando o valor de impressões de qualidade elevada.

Eventos

Para expandir a marca, uma das práticas mais comuns consiste em marcar presença em eventos corporativos. A equipe de marketing é peça-chave na participação da empresa em exposições e feiras, por exemplo.

O orçamento, então, precisa englobar gastos ligados a possíveis inscrições e deslocamentos de membros da companhia. Além disso, é válido destinar algum montante para a promoção de eventos da própria empresa. Estão incluídos aqui custos com aluguel de ambiente, comida, decoração, brindes, segurança etc.

Definição de objetivos

Campanhas de marketing passam por vários estágios. Inicialmente, busca-se o posicionamento adequado no mercado e a divulgação da marca, com o intuito de angariar clientes. Tempos depois, é hora de fidelizá-los, e por aí vai.

A construção de estratégias passa diretamente por esses estágios. Dessa maneira, os investimentos são diferentes, e o planejamento do orçamento de marketing para o ano seguinte deve ser baseado no que se pretende conquistar em um futuro próximo.

Quem está engatinhando no mercado tende a focar esforços em diversos modelos de anúncios, por exemplo. Por outro lado, companhias consolidadas normalmente direcionam as receitas destinadas ao marketing em plataformas de suporte ao cliente.

A partir daí, torna-se clara a necessidade de sincronia entre os setores da organização. O alinhamento de equipes representa o estabelecimento de um plano financeiro apropriado e capaz de dialogar constantemente com a área do marketing, otimizando os resultados.

Estimação de valores

Conhecidos os principais custos de marketing e a distribuição deles segundo os objetivos corporativos, é preciso saber como estimar o investimento atribuído a cada gasto, certo? Confira a lista abaixo e adeque à realidade da sua empresa as seguintes práticas:

  • uso de referências anteriores: se já contratou determinado serviço em outra ocasião, considere o montante pago como base para a definição de um novo contrato;
  • cotações: entre em contato com fornecedores, por exemplo, e fique por dentro dos preços comuns do mercado. A partir disso, construa uma média entre os valores recebidos e avalie as propostas reais com maior propriedade;
  • criação de margens de segurança: o grau de imprecisão dos itens acima exige a elaboração de margens de segurança de aproximadamente 20% para mais ou para menos em relação ao número atingido;
  • consideração da realidade financeira da empresa: verifique a disponibilidade da organização para o marketing e relacione todo o planejamento ao valor ofertado.

Planejamento de investimento em mídias pagas

No marketing digital, por exemplo, retornos orgânicos são primordiais para o bom resultado das campanhas. Entretanto, investir em mídias pagas pode ser um gatilho interessante não apenas para qualificar as estratégias, mas também pensando na otimização de reações espontâneas dos usuários (retornos orgânicos).

Por isso, é fundamental planejar corretamente qualquer gasto no âmbito. Veja, a seguir, os passos decisivos para ter sucesso nesse trabalho.

Faça uma segmentação estratégica

Para otimizar ainda mais a relação custo-benefício, é vital realizar a segmentação adequada. Não selecionando o público-alvo da forma correta, os anúncios atingem menos pessoas e, como se não bastasse, pessoas que não estão interessadas no material.

Segmentações por palavra-chave, local, dispositivo, tópicos, cargo, contexto socioeconômico e público-alvo são bons exemplos. Lembre-se de que dependendo da plataforma algumas delas não ficam disponíveis.

Selecione as melhores mídias

Aqui, ”melhores” significa ”mais adequadas”. Portanto, considerando as peculiaridades da campanha e da empresa, escolha as ferramentas apropriadas para levar a estratégia adiante e fazê-la ter sucesso.

Elabore conteúdos relevantes

Essa é a grande chave do marketing na internet. Os usuários que formam seu público-alvo precisam achar os materiais relevantes de alguma maneira. Para isso, preze pela qualidade sempre, criando conteúdos úteis para as pessoas.

O ideal é usar números, comprovações, palavras de poder e fazer uma chamada para ação (Call To Action) atraente.

Finalizamos por aqui o nosso post. Com ele, observamos claramente a importância de planejar corretamente o orçamento de marketing para o ano seguinte, considerando todas as variáveis expostas. Desse modo, dentro das suas possibilidades, dê a devida atenção a cada detalhe para otimizar os resultados!

E aí, nosso texto foi útil para você? Se está precisando qualificar o trabalho na área do assunto em questão, entre em contato conosco: a SimpleAds desenvolve estratégias e distribui campanhas online em formatos diferenciados!

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